Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carta à Berta

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta a Berta: Trump Perde Senado! Vitória dos Democratas

Berta 437.jpg

Olá Berta,

Embora ainda faltem contar cerca de 2% dos votos no que diz respeito ao segundo Senador, nas eleições que decorreram ontem no Estado da Geórgia nos Estados Unidos da América, o candidato Democrata vai à frente com cerca de 16 mil votos e já com outro o primeiro Senador eleito pelo partido de Joe Biden. Se a contagem se mantiver inalterada isso significa que os Democratas ganham, finalmente, este milénio, pela primeira vez, o controlo da Câmara dos Representantes e do Senado.

Isto transformará radicalmente os poderes da Casa Branca que passará a ver-se em maioria nas duas câmaras. Assim Joe Biden poderá implementar, sem entraves políticos, a sua política democrática e isto sem ter de fazer qualquer cedência ao Partido Republicano de Donald Trump.

O melhor de toda esta história, para o mundo em geral, é que, assim sendo, se tratará de uma derrota em toda a linha de Trump, que sairá devastado no dia 20 de janeiro. Embora perdendo por aquilo que se poderão considerar poucos votos, deixando a América dividida como nunca antes, a derrota republicana traduzida pela tripla derrocada (Presidência, Senado e Câmara dos Representantes) pode permitir a Biden uma verdadeira reunificação de esforços e de união dos americanos. Esta vitória permitirá que os derrotados se demarquem de Donald Trump.

Sem grande poder efetivo a nível federal, por parte do partido derrotado, será mais fácil convencê-lo a fazer parte da solução do que a tentar manter-se como sendo o problema. Isso cria um sério problema a Trump. Podem ficar minadas as suas pretensões de se candidatar novamente, pelos Republicanos, às próximas eleições presidenciais.

Não adianto muito mais, minha querida amiga Berta, porque, afinal, a contagem dos votos para o segundo Senador, ainda não terminou, contudo, esperemos que esta história tenha mesmo um final feliz. Despede-se este teu amigo, com um beijo sincero e de franca amizade,

Gil Saraiva

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub