Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Carta à Berta

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta: Série: Quadras Populares Sujeitas a Tema - 1) Racismo

Berta 94.jpg

Olá Berta,

Espero que as minhas cartas te continuem a agradar. Com que então agora gostas de poesia popular. A proximidade da terra de António Aleixo, e alguns eventos a que foste com ele relacionados, deram-te a conhecer, pelo que me descreveste, melhor o poeta. Muito bem, folgo em saber isso pois eu, como tu bem sabes, embora lisboeta, passei a minha infância e puberdade no Algarve e fui amigo pessoal do professor Joaquim Magalhães, o homem que deu a conhecer ao mundo o poeta, a quem tanto ajudou.

Achei graça que me desafiasses a enviar-te, nas próximas cartas, uma quadra popular de cada vez. Ainda por cima deste-te ao trabalho de me mandar as temáticas para eu não fazer batota, dizes tu. Mas desde quando tens motivos para achares que eu te engano? Nunca, minha querida amiga, nunca o faria. Posso levar meses e até anos sem falar com este ou aquele amigo, coisas do meu feitio, porém, quando nos voltamos a falar, é como se tivéssemos conversado no dia anterior. Jamais enganaria um amigo. Há sempre quem isso não entenda, contudo, isso já são questões de feitios e não da genuinidade da amizade.

Estive a ver os primeiros 12 temas que pedes. Interessante escolha. Assim sendo, minha querida, aceito o teu desafio. Vamos lá ver se também eu podia ser poeta popular ou não. Não é tarefa fácil, apesar de tudo, transmitir uma ideia completa, com alguma graça ou sarcasmo, em 4 versos em que a última tónica esteja na sétima silaba e ainda por cima, tentar tirar algum conceito moral disso, numa tão curta abordagem, exige um poder de síntese que eu nunca desenvolvi muito, mas prometo-te que vou tentar.

Série: Quadras Populares Sujeitas a Tema - 1) Racismo

 

“O RACISTA”

 

Branco que com branco grita,

Discute pontos de vista,

Porque é que esta mesma fita,

Com negro, já é racista?

 

Gil Saraiva

 

Não te esqueças, minha amiga de me informar se gostaste ou não. Por hoje é tudo, amanhã mando o segundo tema. Recebe um beijo saudoso deste que não te esquece,

Gil Saraiva

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub