Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carta à Berta

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta: Série "Os Segredos de Baco" - III - Expressões e Palavras para Tinto, Branco, Rosé e Verde

Berta 133.jpg

Olá Berta,

Não é difícil notar, mesmo para um consumidor desatento, que muito do vinho que se compra tem junto ao nome, no rótulo da garrafa, outra palavra ou palavras com a finalidade de atrair a atenção do comprador valorizando o produto em venda.

Maioritariamente são adjetivações derivadas do marketing na senda de angariar mais interessados, mas estes superlativos têm normalmente, e em teoria, uma origem mais profunda e onde muita vez encontramos outro tipo de raízes.

É desses detalhes superlativos de que te vou falar, minha amiga, nesta terceira carta dedicada a “Os Segredos de Baco”. Porém, antes de generalizar para outros tipos de vinhos, começo pelas palavras e expressões mais usadas para os vinhos tinto, branco e rosé no ponto A) até à letra R. Na próxima carta virão o resto dos termos e as outras expressões usadas para os restantes tipos principais de vinho.

 A) Expressões e Palavras para Tinto, Branco e Rosé (e algum do Vinho Verde).

17: Indicação utilizada para destacar o teor alcoólico de um vinho na casa dos 17%.

Branco: Palavra usada para denominar o vinho produzido através de castas brancas.

Caves Velhas: Expressão usada para dar tradição e experiência ao vinho. Uso de Marketing.

Coleção e Collection: Palavras usadas para proporcionar valor e qualidade ao vinho. Uso de Marketing

Colheita e Colheita do Sócio(s): Expressões usadas para valorizar um determinado vinho, normalmente acompanhadas do ano de produção, especialmente se a safra foi boa na região. A palavra sócio gera familiaridade. Uso de marketing.

Colheita Tardia: Vinho produzido a partir de uvas com sobre maturação nas quais se desenvolveu a “Botrytis cineria” (o aparecimento e desenvolvimento do fungo que provoca o apodrecimento da uva de forma controlada), em condições que provocam a podridão nobre com um teor alcoólico natural mínimo de 15%. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Colheita Selecionada: Vinho com características organoléticas destacadas e mais um grau que o normal no Teor Alcoólico. com a obrigação de publicar o ano de colheita. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Colheitas Antigas: Pretende acrescentar status e carisma ao vinho. Uso de marketing.

Designações usadas resultantes de menções em revistas ou de prémios nacionais ou internacionais relativos ao vinho ou ao produtor em concurso: 1º. Prémio, Boa Compra, Classificação x ou y, Recomendação, Recomendado ou Commended. Menção Honrosa, Medalha de Bronze, Medalha de Prata, Medalha de Ouro, Tambuladeira de Ouro e Uva de Ouro.

DOC: Denominação de Origem Controlada. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

DOP: Denominação de Origem Protegida. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

IG: Indicação Geográfica, comummente chamado por Vinho Regional seguido do nome da região ou do seu adjetivo

Edição Especial e Edição Limitada: Expressões usadas para traduzir a produção criteriosa e de qualidade, em detrimento da quantidade, de um determinado vinho. Uso de Marketing.

Escolha: Vinho que apresente características organoléticas destacadas. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Estágio: Palavra usada para explicar que o vinho passou um determinado tempo em barrica ou em garrafa antes de ser comercializado.

Frisado, Frisante ou com Agulha: Palavras usadas para definir vinho que contenha anidrido carbónico e que possua uma sobrepressão inferior a um bar quando conservado à temperatura de 20 graus Celcius e em recipiente fechado.

Garrafa: Recipiente vulgarmente utilizado para o acondicionamento do vinho.

Garrafeira: Vinho associado ao ano de colheita que apresente características organoléticas destacadas e tenha no caso dos tintos um envelhecimento mínimo de 30 meses dos quais pelo menos um ano em garrafa de vidro e nos brancos e rosés um envelhecimento mínimo de 12 meses dos quais pelo menos meio ano em garrafa de vidro. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Garrafeira Especial, Garrafeira Particular, Garrafeira dos Sócios: Vinho associado ao ano de colheita que apresente características organoléticas destacadas e tenha no caso dos tintos um envelhecimento mínimo de 30 meses dos quais pelo menos um ano em garrafa de vidro e nos brancos e rosés um envelhecimento mínimo de 12 meses dos quais pelo menos meio ano em garrafa de vidro. O uso das palavras Especial, Particular e dos Sócios tem como finalidade valorizar ou tornar o vinho mais familiar, Uso de Marketing. - Nota: A primeira palavra da Menção está definida na legislação.

Grande Escolha: Reservada ao vinho que apresente características organoléticas destacadas. Sendo obrigatório o ano da Colheita. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Grande Reserva: Vinho que apresente características organoléticas muito destacadas e um teor alcoólico com mais 1 grau do que o limite mínimo fixado. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Late Harvest: O mesmo que Colheita Tardia. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Ligeiro ou Baixo Grau: Vinho que apresente um título alcoométrico volúmico adquirido mínimo igual ou inferior a 10,5% devendo a acidez total expressa em ácido tartárico ser igual ou superior a 4.5 gramas por litro. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Magnum: Vinho embalado em garrafas de litro e meio, normalmente usadas em situações comemorativas. Usa-se ainda em conjunto uma das palavras Duplo, Triplo, 4X, 5X, 6X, para designar engarrafamentos até 9 litros.

Maior: Palavra evidentemente usada para valorizar um determinado vinho. Uso de Marketing.

Monocasta ou “Varietal”: Expressões usadas para vinho quer seja produzido com base numa casta apenas ou maioritariamente constituído por ela. No caso de Portugal em mais de 85%.

Multicasta: Expressão usada para vinho que seja produzido a partir de várias castas.

Premium: Vinho proveniente de um lote que apresente uma qualidade superior e evidencie características organoléticas destacadas. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Premium Collection: Vinho proveniente de um lote que apresente uma qualidade superior e evidencie características organoléticas destacadas. A palavra Collection é acrescentada para proporcionar valor e qualidade ao vinho. Uso de Marketing. - Nota: A primeira palavra da Menção está definida na legislação. A segunda é uso de Marketing apenas.

Prestige, Primio, Private Selection: Palavras usadas para indicar uma qualidade superior do vinho sem que isso implique maior graduação. Uso de Marketing.

Red Selection: Expressão utilizada para valorizar uma escolha cuidada de castas tintas na produção do vinho. Uso de Marketing

Reserva: Vinho associado ao ano de colheita que apresente características organoléticas destacadas e um teor alcoólico com mais 0,5 graus do que o limite mínimo fixado. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Reserva dos Amigos, de Aniversário, do Chefe, Particular, Velho, Selecionada e do Patrão: São Reservas com uma palavra de marketing acrescida tentando indicar uma qualidade superior à própria Reserva. - Nota: A primeira palavra da Menção (Reserva) está definida na legislação.

Reserva Especial: Vinho associado ao ano de colheita que apresente características organoléticas muito destacadas e um teor alcoólico com mais 0,5 graus do que o limite mínimo fixado. - Nota: Esta Menção é definida pela legislação.

Rosé e Clarete: Palavras usadas para denominar o vinho produzido através de castas tintas, mas mais claro e normalmente perto dos limites mínimos dos teores alcoólicos definidos.

Por hoje é tudo, minha querida Berta, espero que te tenha agradado com estes esclarecimentos. Deixo um beijo de adeus com a amizade habitual, este teu amigo,

Gil Saraiva

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub