Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carta à Berta

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta: Série "Os Segredos de Baco" - II - Publicações e Sites sobre Vinhos e suas Classificações

Berta 132.jpg

Olá Berta,

Regressando ao prometido, ou seja, voltando ao tema de “Os Segredos de Baco” vou abordar hoje as publicações em papel dos mais prestigiados magazines a nível mundial e nacional sobre a temática em causa. Contudo existem mais, muitos mais, mas, aquelas publicações que aqui refiro levam a dianteira face às outras.

Para a coisa não ficar incompleta, acrescento igualmente os respetivos sites ou sítios onde se podem encontrar digitalmente as referidas publicações. Algumas delas, porém, podem, sem aviso prévio, mudar o endereço pelo que é conveniente, para quem consulta, ir atualizando e verificando se existem alterações. Contudo, minha amiga, os endereços abaixo indicados não estão ligados ao link, pelo que te recomento o habitual copiar/colar para chegares a eles.

Publicações e Sites sobre Vinhos e Classificações:

 

1) Revista de Vinhos – https://www.revistadevinhos.pt/ - (RV): A Revista de Vinhos atribui de 0 a 20 pontos (com uma casa decimal) aos vinhos avaliados.

 

2) Wine Spectator – https://www.winespectator.com/ - (WS): Talvez a publicação mais famosa e reputada do mundo, ao lado da Decanter inglesa, a Wine Spectator publica uma revista de circulação mundial e também vende acesso às áreas exclusivas de seu site, onde milhares de fichas de degustação de vinhos estão disponíveis. Anualmente a WS publica uma relação de vinhos escolhidos, o famoso TOP 100, aguardado pelos enófilos e críticos de todo o mundo. Esse ranking não seleciona os vinhos de melhores notas apenas, mas premeia uma conjugação de pontuação + preço + disponibilidade, o que gera premiações (e ausências) surpreendentes. A Wine Spectator atribui notas de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

 

3) Decanter – https://www.decanter.com/ - (DEC): Revista Inglesa, editada no Reino Unido e nos Estados Unidos A Decanter atribui de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

 

4) Wine & Spirits – https://www.wineandspiritsmagazine.com/ (W&S):

A Wine and Spirits atribui notas de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

 

5) Wine Enthusiast – https://www.wineenthusiast.com/ - (WE): A Wine Enthusiast atribui notas de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

 

6) La Revue du Vins de France – https://www.larvf.com/ - (RV): A La Revue du Vins atribui notas de 0 a 10 pontos aos vinhos avaliados.

 

7) Adega – https://revistaadega.uol.com.br/ - (A): A revista Adega atribui notas de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

 

8) The Wine Advocate – Robert Parker – https://www.erobertparker.com/ - (RP): O Advogado Robert M. Parker Jr. abandonou a carreira quando descobriu que possuía duas apuradas capacidades, a de degustar vinhos com incrível discernimento e a de se lembrar de cada um deles no futuro. Provando milhares de vinhos por ano, Parker tornou-se uma referência mundial que balança o mercado cada vez que emite sua opinião. Robert Parker atribui de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

 

9) Jancis Robinson – https://www.jancisrobinson.com/ - (JR): A inglesa Jancis Robinson (Master of Wine), tornou-se uma referência mundial com seu estilo franco, por vezes irônico, de comentar vinhos e seus produtores. Muito séria e totalmente isenta, Jancis publica reportagens, avaliações e notas sobre vinhos de todo mundo em seu organizado e atraente site, onde os interessados podem pagar uma anuidade para ter acesso ao conteúdo completo de suas avaliações de vinhos. Jancis Robinson atribui de 0 a 20 pontos aos vinhos avaliados.

 

10) Veronelli – https://www.veronelli.com/ - (VE): O Guia Veronelli atribui notas de 0 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

 

11) Gambero Rosso – https://www.gamberorosso.it/ - (GR): Guia de Vinhos da Itália, o mais completo e reputado trabalho sobre vinhos no mundo. No formato de um pesado livro de capa dura, O Gambero Rosso comenta e pontua a quase totalidade dos vinhos produzidos na Itália, incluindo particularidades de produtores e microrregiões. O Gambero Rosso atribui de 0 a 3 Bicchieri (taças) aos vinhos degustados, e premeia com uma Stella (estrela) os produtores que obtiverem por 10 vezes os "tre bicchieri" em seus vinhos.

 

12) Guia de Vinhos de Portugal - João Paulo Martins – https://www.joaopaulomartins.com/ - (JP): Importante: O último guia de vinhos do crítico é o referente a 2018. Terá de ser encomendado online e pode ser pedido através da wook, por exemplo. O crítico mantém vários artigos com a imprensa e tem alguns blogs sobre vinho.

Pioneiro na avaliação de vinhos em Portugal, João Paulo Martins edita anualmente o Guia de Vinhos de Portugal. Com um estilo um pouco polêmico e várias vezes contestado pela comunidade portuguesa, João Paulo comenta os vinhos a cada ano com objetividade às vezes mordaz. É redator na Revista de Vinhos. João Paulo atribui de 0 a 20 pontos aos vinhos avaliados.

Espero que esta primeira curiosidade te possa ter sido útil, amiga Berta, prometo que amanhã há mais. Recebe um beijo de despedida deste teu amigo,

Gil Saraiva

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub