Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Carta à Berta

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta: Covid-19 no Bairro de Campo de Ourique 1.º Caso Escola Secundária Pedro Nunes Dia 12/03/2020.

Berta 142.jpg

 

 

Olá Berta,

Ontem, dia 12, recebi no meu correio eletrónico a confirmação, enquanto jornalista, do primeiro caso de infeção de coronavírus no Bairro de Campo de Ourique. Não me leves a mal se interrompo a sequência de cartas que te estava a mandar sobre o tema do vinho, “Os Segredos de Baco”, mas tinha-te prometido avisar quando o primeiro caso acontecesse.

Segundo a informação, a pessoa infetada era uma aluna da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, na Rua Coronel Ribeiro Viana, número 11, que se localiza no bairro. A escola, segundo uma vizinha que lá tem as netas, não esperaria por segunda-feira para ser encerrada e hoje já não abriria portas.

Este encerramento coincidiria com o Estado de Alerta Nacional ativado pelo Governo, que é o primeiro degrau de 3 a nível de situações excecionais no país, a seguir vem o Estado de Contingência Nacional e o último é o Estado de Calamidade Nacional. Estas crianças e jovens que agora regressam a casa devem cumprir rigorosamente as medidas de segurança recomendadas pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente cumprir a quarentena que se impõe.

Entretanto, logo após a publicação desta carta, recebi informações de uma das minhas fontes na DGS que que não se trata de um caso confirmado, mas sim que uma criança que aguarda resultados do teste. O que é completamente diferente. Peço as minhas mais humildes desculpas por quase ter dado origem a uma notícia que está muito longe da realidade e que pode até nem ser nada. Por isso voltei a trás, amiga Berta, para acrescentar este parágrafo e corrigir os parágrafos anteriores e todo texto daqui para a frente.

Contudo, já ontem, o liceu francês Charles Lepierre, tinha também sido encerrado pela confirmação de outro caso. Ora, embora este estabelecimento não se encontre dentro do Bairro de Campo de Ourique, faz fronteira com ele e tem muitos, mas muitos, dos alunos que o frequentam a viver nesta freguesia. Também estes terão, por certo, quarentena programada.

Para além disso, e depois de muito barafustar com a minha fonte, fui avisado no Facebook que o primeiro caso do bairro já existe mesmo e que é da Escola Secundária Pedro Nunes, facto que já confirmei no site da escola e junto da DGS. Em suma, temos mesmo um caso de Covid-19 no Bairro. Esperemos que seja também o último.

É importante que todos estes jovens não passem agora estes dias sem escola a passear pelo bairro ou fora dele. Estamos perante um vírus que mata, numa situação gravíssima que importa ser levada a sério e respeitada em todas as suas vertentes. O melhor remédio é cumprir todas as recomendações da DGS.

Com o alargar do encerramento dos outros estabelecimentos de ensino e com as outras medidas de contenção já anunciadas, e as que se lhes seguirão, o apelo aos encarregados de educação para que cumpram, e façam os seus filhos cumprir, o isolamento social recomendado pelas autoridades torna-se prioritário.

A guerra contra o Covid-19 não se avizinha curta e é preciso manter a determinação e a luta até ao dia em que o seu fim for anunciado. Nem sequer está em causa se concordamos ou não com algumas das medidas adotadas, uma vez que, o importante mesmo é sabermos que temos de as executar sem hesitações e com respeito.

Afinal, o nosso bairro, tem uma elevada taxa de gente da terceira idade, quase um terço da sua população. É a vida desta gente que está nas mãos de todos e é bom que isso não seja esquecido por ninguém.

Despeço-me triste, segundo fonte que não confirmei ainda já são 2 os casos do Pedro Nunes. Recebe um beijo de amizade, este teu amigo de sempre,

Gil Saraiva

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub