Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carta à Berta

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta é o local dos Desabafos de um Vagabundo, do Senhor da Bruma, essa bruma a que chamam de internet, de um Haragano, o Etéreo, qual cavalo selvagem que galopa entre cartas alegadamente, quiçá, sem fundamentos.

Carta à Berta: Pequenos Desabafos sobre o Amor...

Amor.jpg

Olá Berta,

Sei que prometi que era hoje que voltava aos meus pensadores, porém, não me apetece mesmo, já não prometo quando regresso ao Diário Secreto do Senhor da Bruma. Será por certo um dia destes, um dia em que o Sol não me inspire e não me leve noutras direções.

No final desta carta tens alguns endereços do YouTube, podes pô-los a correr enquanto lês esta carta. Afinal, hoje só me apetece falar de amor. Não sei ao certo o que se passa comigo, mas não há como não seguir na corrente, quando ela nos ultrapassa em poder e se qualquer resistência se demonstra como completamente inútil.

Abrir o meu dicionário de sinónimos, da coleção Dicionários Editora, lançado pela Porto Editora, em 1985. Trata-se de um calhamaço de 1.130 páginas. Folhas e folhas repletas de saber, recolhido por quem se dedica anonimamente a auxiliar as almas confusas com o significado das palavras. Os seus autores remontam a 1922, altura da fundação da Tertúlia Edípica, ou seja, o agrupamento dos amigos de Édipo. Procurei a palavra amor e fiquei claramente a entender a complexidade da busca. Diz o livro, na sua página 92 que

amor significa: [1] afabilidade; afago; afeição; afeto; amante; ambição; amizade; amorança; apego; ardor; bem; bem-querer; benefício; benevolência, benquerença; bravura; caridade; carinho; causa; chama; compaixão, cópula; coração; cuidado; culto; cúpido; dedicação; devoção; dileção; entusiasmo; Eros; esmero; estima; favor; fidelidade; gosto; graça; inclinação; lei; meiguice; menino; mercê; mimo; misericórdia, motivo; namoro; paixão; predileção; preferência; querença; rabicho; razão; sede; sensualidade; simpatia; suavidade; ternura; veneração; zelo; pl. amabilidades; derriço; galanteio; [2] filo.

Chegado ao fim, mesmo sem querer pôr em causa todo o trabalho de uma Tertúlia que está prestes a celebrar o seu centenário, achei estes sinónimos muito curtos, para a extensão de uma coisa imensa como o amor.

Na verdade, senti falta de: adorada; afinidade; alegria; alimento; alma; âmago; ânimo; apetite; apreço; beleza; bondade; canto; caricia; cortejo; brandura; consideração; corte; cortesia; crepúsculo; Cupido; delicadeza; dependência; desejo; diva; doçura; emoção; entrega; erotismo; esplendor;  essência; excitação; fervor; fineza; flor; flor-de-lótus; fome; fragrância; glória,  honra; iluminada; jasmim; labareda; lealdade; luz; mansidão; musa; música; núpcias; olhar; olhos; polidez; pôr-do-sol; primavera; pureza; querer; querida; recanto; regozijo; respeito; rubor; sabor; satisfação; saudade; seio;

sentidos; sentimentos; sexo; singular; sintonia; sorriso; triunfo; única; veneração; vida e vitória,  ou seja, achei que a abrangência dos sinónimos era, no mínimo curta, para não me alargar em demasia.

Certamente que os sinónimos de amor, fossem eles diretos ou figurativos, encontrados pelos elementos da Tertúlia que criou o dicionário não tinham muitos poetas no seu seio.

O amor consegue ser, inequivocamente, o sentimento mais forte da humanidade, não encontrando rival em termos de variedade de sentimentos e sentidos que desperta.

Nunca deixes de amar minha querida amiga. O amor não tem preço, dimensão ou tempo. Quem nunca amou na vida pouco viveu, recebe um beijo deste que não te esquece,

Gil Saraiva.

 

Ne me quitte pas, Jacques Brel

L'Ete Indien , Joe Dassin

She, Charles Aznavour

Nothing Compares 2 U, Sinead O'Connor

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub