Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alegadamente

Este blog inclui os meus 4 blogs anteriores: alegadamente - Carta à Berta / plectro - Desabafos de um Vagabundo / gilcartoon - Miga, a Formiga / estro - A Minha Poesia. Para evitar problemas o conteúdo é apenas alegadamente correto.

Este blog inclui os meus 4 blogs anteriores: alegadamente - Carta à Berta / plectro - Desabafos de um Vagabundo / gilcartoon - Miga, a Formiga / estro - A Minha Poesia. Para evitar problemas o conteúdo é apenas alegadamente correto.

Carta à Berta: Pedofilia - Uma Prática Subsidiada na Alemanha Até 2003

Berta 540.jpgOlá Berta,

Ontem (e no dia anterior também), durante todo o dia, fiquei à espera de ver aparecer nos noticiários, nos diferentes canais televisivos, alguma notícia referente ao excelente trabalho de investigação da revista “The New Yorker”, com a assinatura de Rachel Aviv.  Trata-se de um magazine que tento acompanhar sempre que posso, pois tem excelentes jornalistas de investigação. Daqueles que nos fazem lembrar que ainda há quem se importe, investigue e preocupe suficientemente para, depois de averiguados os factos e as fontes, dar o alerta.

O artigo desta semana, publicado dia dezanove de julho de dois mil e vinte e um, envolve a exposição de uma prática hedionda praticada na Alemanha desde os anos sessenta até dois mil e três, ou seja, uma prática que foi seguida por mais de quarenta anos, ininterruptamente, sem que ninguém, aparentemente averiguasse os factos e acompanhasse o assunto de perto o suficiente para acabar com ele.

A divulgação de Rachel Aviv é extensa, dura de ler e vai-nos indignando cada vez mais, ao longo dos quase cem parágrafos que constituem a história agora divulgada. Custa mesmo a acreditar que não se trate de ficção e que Aviv se cinja apenas e só ao relato dos factos descobertos e agora tornados públicos. O desenrolar da trama envolve a região de Berlim, um dos dezasseis estados alemães.

Não vou aqui traduzir ou reescrever a investigação de Rachel. Quem o quiser fazer poderá consultar a revista “The New Yorker” desta semana, que também se encontra online, sendo, por isso, de acesso fácil. Vou tentar, isso sim, resumir, o melhor que sei, o conteúdo desta imensa pesquisa e fazer o meu comentário. Porém, como não sou o autor do trabalho em causa, e embora reconheça a idoneidade da publicação que refiro, deixo tudo bem coberto pelo manto do que alegadamente aconteceu.

Ora, vou-me então referir ao Projeto Kentler, um programa experimental, desenvolvido por um eminente psicólogo alemão, que acreditava (a julgar pelos seus escritos) que poderia proporcionar um acolhimento de integração social às crianças órfãs, traumatizadas pela perda dos pais, ao coloca-las à guarda, com adoção incluída, de pedófilos registrados e cadastrados, que quisessem uma oportunidade de se poderem vir a tornar pais devotos.

Este programa experimental de dupla integração e interação durou quarenta e tal anos, com a bênção e o subsídio (incluindo uma vertente económica e financeira atribuída aos pedófilos que integrassem a experiência) do Estado de Berlim, quer na velha como na nova Alemanha unificada, por muito que isto nos custe a aceitar.

Aliás, um ano antes da queda do muro de Berlim, o Senado do Estado de Berlim, em mil novecentos e oitenta e oito, um relatório apresentado no Senado, pelo Professor Helmut Kentler, então considerado e reconhecido como um dos sexólogos e psicólogos mais influentes da Alemanha, descreveu o projeto como um sucesso total.

O anunciado sucesso do programa, sempre e continuadamente, desde a sua criação, fez com que cedo fosse alargado o espectro da tipologia de crianças colocadas à guarda destes pedófilos, mesmo daqueles que, por força da sua perversão, já possuíam registo criminal, passando a estar incluídas no programa não apenas as crianças órfãs com também as que fossem retiradas pela justiça a pais violentos, em que houvesse comprovados indícios de maus tratos por parte dos seus progenitores..

Kentler, o iluminado psicólogo, viria a ocupar um lugar importante na investigação educativa de Berlim, chegando ao ponto de ser considerado a autoridade máxima do país em matérias de educação sexual. Não era difícil vê-lo a afirmar em entrevistas televisivas que o contacto sexual entre adultos e adolescentes era inofensivo, no âmbito do seu programa, porque a prática da pedofilia era eficazmente substituída pelo sentimento de paternidade.

Kentler morreu em dois mil e oito sem nunca, até essa data, as suas teorias terem sido contestadas. O seu projeto tinha sido descontinuado cinco anos antes apenas porque o Senado do Estado de Berlim entendeu que havia que atender a outras prioridades sociais e que já não era necessário continuar a subsidiar os pedófilos que se tornavam pais.

Para a sua tese de doutoramento, a professora Teresa Nentwig, em 2016, projetou apresentar, na sua candidatura a lente da universidade, um estudo sobre Kentler, mas esbarrou com imensas dificuldades, ora faltavam importantes arquivos onde deveriam estar, ora se sentia perseguida pelos apoiantes e amigos do falecido Kentler.

Era, por fim, aconselhada a não mexer no passado da eminente figura até porque Kentler, enquanto perito judicial de renome, era também responsável por ter conduzido a justiça à declaração de inocência de mais de trinta pedófilos acusados de atos hediondos.

A reportagem da revista “The New Yorker” revela também como o governo alemão ajudou, com pleno conhecimento, a colocar crianças abandonadas em casas geridas por pedófilos. As primeiras revelações sobre o Projeto Kentler foram publicadas em 2016 pela Universidade de Göttingen. Desde essa altura, várias vítimas desse programa vieram a público descrever os horrores a que foram submetidas, algumas durante muitos anos.

A jornalista de investigação do magazine, Rachel Aviv afirma convictamente que, durante o tempo de duração do programa denominado Projeto Kentler, as vítimas ascendem às muitas centenas, senão milhares, de crianças não apenas no Estado de Berlim, mas em toda a Alemanha. Até à presente data o Senado do Estado de Berlim nunca pediu desculpas públicas às vítimas.

Não sou, querida Berta, um homem dado a muita violência, mas às vítimas e aos seus familiares, era correto dar a oportunidade de fazerem alguma justiça pelas próprias mãos. Esta gente imunda não pode continuar imune. Agoniado, despeço-me com um beijo solidário, como teu amigo de sempre,

Gil Saraiva

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Gil Saraiva 22.07.2021 17:15

    Então se a menina loira lê-se o artigo original da Rachel Aviv desmaiava.

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub