Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Alegadamente

Este blog inclui os meus 4 blogs anteriores: alegadamente - Carta à Berta / plectro - Desabafos de um Vagabundo / gilcartoon - Miga, a Formiga / estro - A Minha Poesia. Para evitar problemas o conteúdo é apenas alegadamente correto.

Este blog inclui os meus 4 blogs anteriores: alegadamente - Carta à Berta / plectro - Desabafos de um Vagabundo / gilcartoon - Miga, a Formiga / estro - A Minha Poesia. Para evitar problemas o conteúdo é apenas alegadamente correto.

Carta à Berta nº. 317: O Nadador-Salvador Marcelo

Berta 295.jpg

Olá Berta,

Hoje, porque achei a notícia realmente interessante, cheia daqueles pequenos detalhes que me fazem sorrir, vou falar-te, amiga Berta, do nadador-salvador Marcelo Rebelo de Sousa. A banhos e de férias no Alvor, no litoral algarvio, o Presidente da República foi filmado pela CMTV a ajudar duas jovens a sair de uma situação de dificuldade, que envolvia um caiaque.

Não se tendo tratado propriamente de um salvamento, o facto insólito não deixa por isso de não pertencer às responsabilidades e tarefas que se atribuem a um nadador-salvador, nas costas de Portugal.

O Instituto de Socorros a Náufragos devia iniciar de imediato uma campanha de recrutamento de jovens para a profissão aproveitando a ocasião. Sendo uma causa nobre, não me admiraria se o Presidente aceitasse fazer um spot publicitário, em que ele faria de “David Hasselholf” e a apresentadora Cristina Ferreira substituiria (porque não?), a Pamela Anderson, numa versão bem portuga da antiga série televisiva americana Marés Vivas.

A meu ver não iriam faltar jovens desempregados a tentarem a sua oportunidade de bombeiros-do-mar e com sorte, para os atos heroicos, podia ser que a casa civil da Presidência da República anunciasse a criação da Ordem do Roaz-de-Bandeira, um golfinho bem à portuguesa, para se poderem atribuir comendas e cruzes aos heróis entretanto descobertos.

O primeiro galardão a ser atribuído iria obviamente para a CMTV e, logicamente, para o Correio da Manhã, que estão em todas as situações para conseguirem tão importantes e fundamentais exclusivos para a vida e para o povo da nação lusitana. Poderia ser uma espécie de comenda, especialmente atribuída aos serviços de imprensa e reportagem. Algo do tipo a “Orca-de-Prata” ou o “Polvo-de-Olhão”.

Já o segundo, mas muito mais importante seria para o próprio presidente, que teria de inventar, de forma criativa, uma maneira, enfim, para se premiar a si próprio com o Delfim-Dourado. Pelos valorosos feitos em terra e mar aos longo dos últimos 4 anos.

Marcelo, esse inigualável presidente luso que faz as invejas de Trump e Bolsonaro, é o paladino do bem. Uma espécie de Super-Homem americano, mas numa versão bem lusa e nossa, como não poderia deixar de ser. Posso lembrar o seu olhar de falcão peregrino sobre os fogos de Pedrogão Grande, mantendo-se vigilante até na recuperação da terra, casas e atribuição de subsídios. Como também recordo, a espera quase predadora sobre o caso de Tancos que acabou por fazer com que o Ministro da Defesa tivesse de, mesmo a contragosto, mostrar a sua brilhante careca que, ao fim ao cabo, era bem visível por toda a gente.

Podia continuar porque a lista é longa e meritória. No entanto, não me quero alongar em elogios. Apenas dizer que, não tendo votado nele na primeira eleição, serei dos primeiros a fazê-lo na segunda, mesmo não sendo ele da minha área política.

Afinal, Marcelo Rebelo de Sousa nasceu para um dia ser Presidente da República e o país só tem de se mostrar grato pelo papel desempenhado. Só mesmo ele para ter conseguido, que uma geringonça em que ninguém acreditava, chegasse a bom porto e durasse toda uma legislatura. As pequenas migalhas de resquícios de direita que, às vezes mostra, não passam disso mesmo, migalhas sem qualquer relevância. Mas também sem hipocrisia, que isso não consta no seu feitio.

Com isto me despeço, querida Berta, amanhã existirá, certamente, algo mais para contar, recebe deste teu amigo um beijo de até mais,

Gil Saraiva

Nota: Link do Vídeo do Correio da Manhã com Marcelo a empurrar o caiaque:

https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/video--marcelo-rebelo-de-sousa-resgata-duas-jovens-em-dificuldades-na-praia-de-alvor-no-algarve-veja-as-imagens

Gil Saraiva

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub