Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alegadamente

Este blog inclui os meus 4 blogs anteriores: alegadamente - Carta à Berta / plectro - Desabafos de um Vagabundo / gilcartoon - Miga, a Formiga / estro - A Minha Poesia. Para evitar problemas o conteúdo é apenas alegadamente correto.

Este blog inclui os meus 4 blogs anteriores: alegadamente - Carta à Berta / plectro - Desabafos de um Vagabundo / gilcartoon - Miga, a Formiga / estro - A Minha Poesia. Para evitar problemas o conteúdo é apenas alegadamente correto.

Carta à Berta n.º 633: Abuso Sexual de Menores na Igreja Católica e Outros Casos

Berta 633.jpgOlá Berta,

Tenho andado a evitar falar dos crimes de pedofilia, e abuso sexual, da igreja católica portuguesa, a bebés, crianças e adolescentes, desde sempre, no nosso país, até porque o problema não é apenas algo que aconteça na igreja católica, mas sim, um flagelo nacional.

Eu penso, minha cara, que os termos se tornaram vagos e generalizados na discussão pública a que tenho assistido e, por isso mesmo, fico sempre com a sensação de que é como se toda a gente estivesse a falar sobre a nova coleção de cromos do futuro europeu de futebol.

Fica difuso o tema em causa, num limbo que quase aparenta estar perdido numa neblina difusa de conceitos e diluída em acusações demasiado opacas, para nos arrepiarem como deviam arrepiar. Por um lado os conceitos atenuam os crimes, desvanecendo-os em generalidades pouco sensíveis e sensitivas, como se tudo não passasse de mais uma ida às compras que correu menos bem. Por outro lado, minha amiga, este tipo de análises, dá apenas uma pálida imagem sobre a verdade dos factos.

Dilui o assunto, tornando-o um tema genérico e quase ligeiro, fácil de comentar à mesa de um café. É como se ninguém quisesse mesmo saber, de forma séria, o que se passa no país no que ao tema diz respeito e, no entanto, a realidade é bem mais triste.

Ora, eu dou muita importância aos crimes de abusos sexuais praticados pela igreja, e a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa apresentou um relatório final, muito bem elaborado, e que pode facilmente ser consultado na internet em diversos sites, dos quais, minha querida amiga,  apresento aqui um exemplo, https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2023/02/13144203/relatorio-final-comissao-abusos-sexuais-de-menores.pdf. Se o quiseres ler basta seguires o link.

Daquilo que é conhecido, e pelos dados apontados pela polícia judiciária, bem como pelas diferentes organizações e instituições que se dedicam ou dedicaram, à defesa dos menores de idade em Portugal, nos séculos vinte e vinte e um, o problema sempre foi grave. Na verdade, minha amiga, nos últimos 123 anos aconteceram entre 10 e 15 mil abusos sexuais de menores por ano. Segundo alguns observadores, e apenas depois do 25 de abril de 74, sabemos que a Polícia Judiciária tem recebido perto de 2.500 participações por ano, equivalentes a cerca de 20% dos crimes de abuso sexual de menores cometidos anualmente.

Ora, se, em Portugal, acontecem entre 10 a 15 mil crimes de abusos sexuais de menores por ano, passados os últimos 123 anos, teremos entre um milhão e meio a dois milhões crimes de abusos sexuais durante o século XX e XXI. Pois é, Bertinha, isto é uma coisa absolutamente absurda.

Mas que, ao ser assim apresentada, genericamente, minha amiga, pouco arrepia e quase resvala na indiferença de quem analisa estes factos pela rama.

Pondo para trás das costas tudo o que aconteceu até ao 25 de abril de 1974, a onde, não deixando de ter a mesma gravidade, já pouco se pode fazer, importa-me mais olhar para os últimos 49 anos. O que importa saber, Berta, é que a democracia não trouxe ao país uma diminuição deste tipo de crimes. Pelo contrário, parece mesmo que os criminosos e os seus atos têm vindo a crescer.

Cada vez o número se aproxima mais dos 15 mil crimes anuais e se afasta dos 10 mil. Aliada à democracia, a internet, minha amiga, tem dado um grande contributo ao evoluir progressivo desta criminalidade.

Em 49 anos terão sido praticados em Portugal entre 490 e 735 mil crimes de abusos sexuais de menores. Contudo, Berta, apenas cerca 120 mil foram detetados pela lei.

Ora, embora seja ou possa ser arrepiante ver tais números, o facto é que, se a Polícia Judiciária consegue detetar cerca de um quinto dos abusos sexuais de menores, então está, a fazer um excelente trabalho.

Tendo em conta as percentagens por escalão etário e o histórico de 49 anos existem pelo menos 996 casos de violações de menores de 6 anos por ano, em Portugal, cara amiga, ou seja, uma criança é molestada a cada 8 horas.

Infelizmente, Berta, nos casos registados pela Polícia Judiciária, em 2022, dos 2410 inquéritos abertos  relativos a crimes de abusos sexuais contra menores, encontramos, apenas, mas mesmo assim, 276 casos confirmados, ou seja, 18 possíveis criminosos por mês foram julgados pelas autoridades durante o ano de 2022, mas se tudo se passar como nos cinco anos anteriores, destes apenas 7 criminosos, em cada mês, terão de cumprir penas efetivas de prisão, ou seja, 65 no ano.

Ora, se de 2410 inquéritos de crimes de abuso sexual de menores, apenas se conseguirão penas efetivas de prisão para 65 criminosos no ano de 2022.  Todos os restantes casos, Bertinha, ou levam pena suspensa ou, pior ainda, as provas não são consideradas ou válidas ou suficientes para se agir judicialmente.

E se isto se passa anualmente em termos semelhantes, é de concluir que este tipo de crime, em Portugal, é altamente compensador, minha cara.

Tendo em conta os 10 a 15 mil crimes de abuso sexual de menores que ocorrem anualmente em Portugal, dos quais apenas se detetam perto de 20%, 65 prisões efetivas por ano demonstram bem que o crime compensa, não te parece minha querida amiga?

Perdoa-me Berta, se estavas à espera que eu falasse apenas do abuso sexual de menores no seio da igreja católica.

É claro que é relevante, vergonho e nojento, mas o problema é maior e muito pior na sociedade em geral. Com efeito estamos a falar de que uma parte significativa da sociedade portuguesa tem, amiguinha, um comportamento desviante grave e criminoso. Dou exemplos:

  1. Um adulto que obriga uma criança a meter na sua pequena boca o seu pénis de adulto.
  2. Um adulto que introduz o pénis ou um objeto na vagina ou no ânus de uma criança de 8 anos.
  3. Um adulto que obriga um menor, por vezes de muito tenra idade, a lamber-lhe o sexo, a masturbá-lo ou a engolir o produto do seu orgasmo.
  4. Um adulto que acaricia, afaga ou introduz os dedos ou o sexo nos órgãos sexuais ainda não formados de uma criança (não descrevo mais porque isso me perturba).

Estes são apenas alguns dos exemplos retirados de vários dos casos que foram efetivamente julgados e condenados no último ano, e cerca de 10% dos casos são praticados por mulheres. Para além disto podia apresentar outros bem piores, alguns deles de que nunca sequer tinha ouvido falar antes de começar a preparar esta carta, amiga Berta, mas que são demasiado abjetos para me atrever sequer a descrevê-los aqui. A lei e a justiça precisam com urgência de fazerem as pazes ou estamos todos perdidos. Deixo um beijo,

Gil Saraiva

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub