Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alegadamente

Este blog inclui os meus 4 blogs anteriores: alegadamente - Carta à Berta / plectro - Desabafos de um Vagabundo / gilcartoon - Miga, a Formiga / estro - A Minha Poesia. Para evitar problemas o conteúdo é apenas alegadamente correto.

Este blog inclui os meus 4 blogs anteriores: alegadamente - Carta à Berta / plectro - Desabafos de um Vagabundo / gilcartoon - Miga, a Formiga / estro - A Minha Poesia. Para evitar problemas o conteúdo é apenas alegadamente correto.

Carta à Berta: Espetadas Avante Campo de Ourique

Espetada Avante.JPG

Olá Berta,

Recebi hoje, pela manhã, por correio eletrónico o teu pedido urgente. Vais dar uma festinha com churrasco à família que te vai visitar e precisas de uma sobremesa doce, ao mesmo tempo fresca e que seja à base de fruta.

Não me pareceu um desafio muito fácil de criar, assim, em cima da hora. A minha amiga tem o dom de me pôr a inventar coisas de um momento para o outro. Porém, enquanto via as notícias da uma da tarde, surgiu-me uma ideia brilhante. Podes servir algo simples e bastante saboroso, mas vou ter de testar.

Fui ao minipreço, que tem um supermercado mesmo aqui à minha porta, comprar os ingredientes e estive a fazer o teste. A minha querida Berta está com sorte. A invenção resulta muito bem e não dá muito trabalho a fazer. Como a sobremesa foi feita no meu apartamento, com ingredientes comprados aqui no bairro, resolvi chamar-lhe: “Espetadas Avante Campo de Ourique”.

Acrescentei o nome “Avante” às espetadas porque, tal como a menina vai dar a sua primeira festa desde o Covid, também o Avante vai ser a primeira grande festa do país depois do início da pandemia. Para além disso, trata-se de uma sobremesa simples, bem organizada, com lugares para a fruta muito bem definidos, coisas que têm tudo a ver com o momento que atravessamos, em que tudo deve ser bem organizado.

Sendo assim cá vai a receitazinha da Espetada Avante Campo de Ourique:

Ingredientes, para 20 unidades, por ordem de entrada no pau de cada Espetada:

  1. --- 1 Uva Branca ou Uva Preta (em 10 começar com a uva branca e nas outras 10 com a preta).
  2. --- 3 Mirtilos.
  3. --- 1 Cubo de Kiwi (se não se arranjar, usar maça verde).
  4. --- 3 Framboesas.
  5. --- 3 Groselhas (na falta de algum destes usar uva preta mais pequenas que as outras).
  6. --- 1 Amora preta das grandes.
  7. --- 1 Uva preta (ou branca, sem grainhas, sempre de cor diferente à primeira colocada).
  8. --- 1 Morango, a fechar o topo da espetada (se sobrar pau na espetada  usar mais 2 ou 3 mirtilos antes de colocar o morango).

Molhos e Preparação final:

Arranjar uma bandeja grande de alumínio, madeira ou pvc, forrar a mesma com folha de alumínio, depois começar a colocar as espetadas de forma a caberem 10 espetadas de cada lado, com apenas o coto inicial de fora da bandeja. Para que o aspeto fique atraente e prático para que todos se possam servir de uma espetada sem afetar as outras que se encontram ao seu lado.

1) Correr toda a espetada com Sumo de Lima.

2) Juntar Mel na zona das uvas.

3) Colocar Caramelo no topo dos mirtilos.

4) Pôr Sumo de Limão entre o kiwi (ou a maça) e a amora.

5) Usar um Top de Chocolate para sobrepor no morango

Levar ao frigorifico até ser hora de servir.

6) Antes de levar para junto dos convidados colocar fios alternados de Chantilly de Lata de Pressão com um fio de Top de chocolate por cima.

Não esquecer que tem de ser servido bem fresco.

E pronto, minha querida Berta, podes apresentar uma espetada de frutos vermelhos, bem a condizer com a festividade dos comunistas, com o pomposo nome de Avante Campo de Ourique, fazendo um sucesso no seio da tua família ao fechar da churrascada. Despeço-me com um beijo amigo,

Gil Saraiva

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Gil Saraiva 27.08.2020 22:20

    Comigo é ao contrário. Cozinho para o povo (cuidado é com "o")-

    Ou seja, adoro cozinhar (e não estivesse agora a fazer um livro de receitas de cozinha), raramente faço 2 pratos iguais.

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub